Sindmepa Informa – 11.12.2023

IDESMA
O Sindmepa reforça aos médicos que prestaram serviços para o Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma) e integram a ação coletiva, que o Estado do Pará depositou o valor referente ao residual de crédito que o Instituto tinha a receber. O valor foi dividido de modo proporcional entre todos os 110 médicos. A Justiça do Trabalho expediu os alvarás que já estão disponíveis no Sindmepa para serem entregues aos médicos. Para outras informações, entre em contato: 91 32243096.

PISO
Diretores do Sindmepa se reúnem hoje (11) com representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos – Dieese, para debater o estudo de valores que vão definir o piso salarial da categoria médica. O Departamento elaborou um estudo com base em informações legais baseadas no mercado de trabalho médico, até o ano de 2021, considerando os salários e a remuneração dos profissionais no balanço nacional.

OPHIR LOYOLA
Chegou ao Sindicato dos Médicos a informação de que o governo do Estado pretende privatizar o Hospital Ophir Loyola e, para isso, a primeira medida tem sido coagir os médicos concursados, de todas as especialidades, para que estes peçam exoneração e constituam CNPJ, passando a ser pessoa jurídica, para poder continuar trabalhando no hospital. Caso seja concretizado, esse plano permitirá entregar este hospital de alta complexidade, referência em tratamento de pacientes oncológicos, nas garras de uma falsa Organização Social. Os médicos concursados, alguns com quase 30 anos de trabalho, e os pacientes serão as grandes vítimas desta trama diabólica.

ATUALIZAÇÕES
O Ministério da Saúde incluiu Burnout e Covid-19 na lista de doenças que causam danos à integridade física ou mental do trabalhador. A lista, que não era atualizada há 24 anos, também recebe outras 165 patologias, como distúrbios musculares, esqueléticos e alguns tipos de câncer. O documento aborda tanto os riscos para o desenvolvimento dos quadros quanto as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento. Com a atualização, o número de diagnósticos possíveis salta de 182 para 347.

DEZEMBRO VERMELHO
Belém é a segunda capital do Brasil em número de pessoas vivendo com HIV/Aids, ficando atrás apenas de Porto Alegre (RS), de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. No estado, os casos somaram 3.620 ocorrências em 2022, seguidos por mais 2.842 casos até o início deste mês. Todas as pessoas que sofreram uma possível exposição ao vírus e precisam confirmar se estão infectadas podem comparecer aos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou Serviços de Atenção Especializada (SAEs).

EXPRESSO
O Expresso Sindmepa de dezembro recebe a presidente do Conselho Regional de Medicina, Tereza Cristina de Brito Azevedo. A primeira parte do bate-papo com o diretor Wilson Machado aborda a atuação do Conselho Regional de Medicina. Prepare o café, pois o episódio já está disponível no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
A programação desta semana está imperdível. Na terça-feira (12), o Cineclube exibe, em parceria com o Cineliso, “Star Wars – O retorno de Jedi”, às 18h30. A sessão especial celebra os 40 anos da obra, bem como os 10 anos de atividade do Cineliso. Já a Quarta Musical comemora o Dia Nacional do Forró com show do grupo “Forró Xodó”, às 20h. No repertório, clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. A apresentação também será transmitida no perfil do Instagram, @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.