Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos debate problemas enfrentados pela categoria

No primeiro dia, a 5° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos evidencia problemas semelhantes entre os médicos, como o aumento dos casos de Síndrome de Burnout. Longas jornadas, falta de condições de trabalho e violência também estão entre os problemas relatados por médicos da Europa e da América Latina. O Sindmepa participa do evento representado pelo diretor Waldir Cardoso, que palestrou na mesa de trabalho sobre “Sistemas de saúde públicos e privados”.

A Conferência Internacional reúne representantes sindicais de sete países. As mesas de trabalhos realizadas nesta quinta-feira (25) possibilitaram aos médicos compartilhar experiências com os demais profissionais e revelam que os casos de violência contra médicos estão cada dia mais frequentes em todo mundo. Segundo levantamento, 25% dos profissionais de saúde relatam que já foram vítimas de alguma forma de violência e 50% dos médicos residentes temem a relação médico paciente. A Espanha, por exemplo, precisou criar o cargo de policial territorial sanitário para intermediar possíveis problemas entre pacientes e profissionais de saúde.

Os Sindicatos presentes na Conferência são unânimes ao afirmar que não toleram violência contra os médicos. Para o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso esse é um dos pontos que necessitam de investimentos para melhorar a relação e reduzir a violência contra os profissionais. “Precisamos que os pacientes passem a ser nossos parceiros no enfrentamento dos problemas ligados aos serviços de saúde”, ressalta.

O diretor conta que o excesso de jornada e múltiplos empregos são comuns para a categoria, além da precarização das relações de trabalho. “Na Espanha há legalmente um limite para as jornadas médicas, tanto presencial quanto virtual, de 48h semanais. Algo importante a ser perseguido também no Brasil”, reforça.

Representantes de diversos países relataram ainda a redução de contratos formais de trabalho, como contratações por concursos públicos, e até ausência de contrato. Além de casos de invasão de competências, quando outras profissões passam a realizar atividades próprias aos médicos. Prática denunciada constantemente pela Federação Médica Brasileira (FMB), com apoio do Sindmepa.

O evento está sendo realizado em Alicante, na Espanha, e segue até amanhã. Após os dois dias de conferência, o diretor do Sindmepa retornará ao país munido de informações e ferramentas para aperfeiçoar a relação do Sindmepa com seus associados.

“Algo importante que vamos levar para o Brasil é que seja disponibilizado um formulário onde os médicos possam relatar situações de violência para os sindicatos de forma reservada. Assim as entidades tomam conhecimento do problema e podem buscar soluções junto às autoridades responsáveis”, garante.