dom

fev 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

fev 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Conferência Internacional oficializa fundação da Unión Sigmela

Foram assinados, nesta sexta-feira (26), durante o segundo dia da 5° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, o estatuto e a ata de fundação da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina (Unión Sigmela). O evento foi realizado em Alicante, na Espanha. O Sindicato dos Médicos do Pará é um dos sócios fundadores da Unión Sigmela juntamente com outras cinco entidades sindicais médicas do Uruguai, Argentina, Peru e a Federação Médica Brasileira.

Nos últimos dois anos estas entidades tem promovido diversas reuniões virtuais visando a fundação da Unión Sigmela. Em novembro do ano passado, o Sindmepa esteve presente no encontro presencial realizado em Buenos Aires, ocasião em que o Estatuto assinado agora, foi discutido e aprovado.

Durante o último dia de Conferência a Federação Médica Brasileia também conseguiu aprovar que a realização da 6° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos seja no Brasil, no próximo ano. O pedido foi apresentado formalmente e aceito no ato final do evento.

“Foi um momento muito importante, porque era um objetivo da FMB e dos sindicatos de base levar para o Brasil esse evento. Sendo assim, fechamos com chave de ouro a participação da delegação do Brasil nesta 5° conferência”, ressalta o diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Entre as mesas de trabalho apresentadas nesta sexta-feira (26), na 5° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, o diretor Waldir Cardoso destaca os debates acerca do futuro da profissão médica, caminhos para o progresso; inteligência artificial e sindicalismo médico. O evento ressaltou que a inteligência artificial já é realidade e será o futuro da profissão.

“Ficou claro que a inteligência artificial vai impactar e modificar a prática médica em todas as especialidades. O que vai obrigar os médicos a terem uma outra formação para a utilização destas ferramentas e aqueles que já estão no mercado de trabalho vão precisar pouco a pouco se adaptar”, frisa Waldir Cardoso.

Para o médico, a inteligência artificial pode ajudar os profissionais da saúde a evitar erros, auxiliando o trabalho e proporcionando mais segurança aos pacientes. A ferramenta se destaca em um momento onde a saúde está em crise devido ao aumento dos custos relacionados a saúde, excesso de exames e escassez de recursos humanos

Com relação ao sindicalismo, Waldir Cardoso defende que os sindicatos precisarão mudar para se adequar à nova realidade. Como por exemplo reivindicar a garantir da atualização profissional médica com o uso da inteligência artificial e da comunicação para melhorar a saúde e bem-estar de maneira geral.

“O médico dificilmente será substituído, porque a relação médico-paciente não pode ser feita pela máquina. Mas nós vamos precisar criar ferramentas de lutas sindicais com criatividade, de maneira que a gente consiga desenvolver o nosso trabalho dentro dessa nova realidade, inclusive utilizando os avanços dessa tecnologia a nosso favor”, resume.

Veja mais
Núcleo Acadêmico estará no Congresso Regional Norte de Educação Médica

Núcleo Acadêmico estará no Congresso Regional Norte de Educação Médica

A diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa estará presente no décimo Congresso Regional Norte de Educação Médica – CRENEM, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, com apoio do Sindicato

Palavra de Médico – Importância do sono

Palavra de Médico – Importância do sono

Segundo especialistas, dormir bem proporciona melhora da saúde física e mental, e ajuda prevenir doenças. Uma noite ruim de sono pode indicar problemas de saúde ou uma rotina de estresse.

Sindmepa recebe novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia

Sindmepa recebe novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa convida os acadêmicos associados para participarem da Cerimônia de Certificação online nesta sexta-feira (23), às 19h. A cerimônia acolhe os sócios que ainda não possuem