Ministério da Saúde cria comissão para debater plano de carreira no SUS

Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde, no dia 19 de janeiro, prevê a criação de uma Comissão para Discussão e Elaboração de Proposta de Carreira no Âmbito do Sistema Único de Saúde – (CDEPCA/SUS). Esta comissão será de caráter temporário com objetivo de fomentar a realização de debates, estudos, pesquisas e diagnósticos voltados ao aprimoramento das carreiras no SUS. A iniciativa do governo, porém, não inclui a participação de entidades representativas dos trabalhadores, seja federações, sindicatos ou associações de classe.

A comissão visa apoiar os municípios e estados no processo de formulação e adequação de políticas públicas, promovendo o aprimoramento dos planos de carreira no SUS, ofertando vagas para diversos setores do Ministério da Saúde e Conselhos ligados às secretarias, além de ofertar uma vaga à Organização Pan-Americana da Saúde.

A ausência de entidades que atuam em defesa dos profissionais evidencia a falta de interesse do governo em manter o diálogo aberto com a classe trabalhadora.

O Sindmepa irá se unir à Federação Médica Brasileira e seus demais sindicatos de base, na formulação de uma notificação a ser enviada ao Ministério da Saúde, solicitando providências à ausência de entidades médicas na comissão.