sex

abr 12, 2024

sex

abr 12, 2024

Ministério da Saúde cria comissão para debater plano de carreira no SUS

Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde, no dia 19 de janeiro, prevê a criação de uma Comissão para Discussão e Elaboração de Proposta de Carreira no Âmbito do Sistema Único de Saúde – (CDEPCA/SUS). Esta comissão será de caráter temporário com objetivo de fomentar a realização de debates, estudos, pesquisas e diagnósticos voltados ao aprimoramento das carreiras no SUS. A iniciativa do governo, porém, não inclui a participação de entidades representativas dos trabalhadores, seja federações, sindicatos ou associações de classe.

A comissão visa apoiar os municípios e estados no processo de formulação e adequação de políticas públicas, promovendo o aprimoramento dos planos de carreira no SUS, ofertando vagas para diversos setores do Ministério da Saúde e Conselhos ligados às secretarias, além de ofertar uma vaga à Organização Pan-Americana da Saúde.

A ausência de entidades que atuam em defesa dos profissionais evidencia a falta de interesse do governo em manter o diálogo aberto com a classe trabalhadora.

O Sindmepa irá se unir à Federação Médica Brasileira e seus demais sindicatos de base, na formulação de uma notificação a ser enviada ao Ministério da Saúde, solicitando providências à ausência de entidades médicas na comissão.

Nota de Repúdio: DELEGADO PRENDE MÉDICO ARBITRARIAMENTE

A Federação Médica Brasileira (FMB), divulgou nota repudiando a prisão arbitrária de um médico em Terra Santa, na última quarta-feira (10). O profissional foi detido por, supostamente, exercer ilegalmente a

Prisão de médico em Terra Santa foi arbitrária

O Sindicato dos Médicos do Pará repudia a arbitrária prisão e exposição na mídia de um médico em Terra Santa, na última quarta-feira (10). O profissional foi preso enquanto atendia