Núcleo Acadêmico do Sindmepa renova diretoria

O Sindmepa empossou a nova diretoria do Núcleo Acadêmico na noite desta segunda-feira (29). Oito Acadêmicos Aspirantes de diferentes escolas médicas do Pará foram selecionados para compor a nova gestão, ao lado de três diretores que decidiram dar seguimento aos trabalhos. Os estudantes compareceram à cerimônia acompanhados de seus familiares. O evento ainda contou com um coquetel especial.

Mariana Quaresma, nova diretora geral, conduziu a cerimônia e apresentou uma breve retrospectiva dos eventos realizados pelo Núcleo no ano que passou. Entre as principais ações, estiveram a realização do III Simpósio Acadêmico Aspirante, a participação nos Diálogos Amazônicos e a primeira edição do N.A em Ação, que levou atendimento clínico gratuito aos moradores do Aurá.

A acadêmica dá inicio a sua terceira gestão do Núcleo assumindo pela primeira vez o cargo de diretora geral. Ela conta que apesar do nervosismo espera concluir as metas traçadas para este ano.

“É uma responsabilidade muito grande, mas é algo que eu já vinha almejando tem um tempo. Eu acredito que tenham muitas pessoas capazes nessa nova diretoria, assim como nas anteriores, e que a gente vai conseguir concluir os novos projetos. Tivemos muitos projetos concretizados e espero que a gente continue assim”, resume.

A noite ainda contou com o discurso da ex-diretora geral, Brenda Melo. A acadêmica falou sobre a emoção de ter feito parte do Núcleo e agradeceu a oportunidade. Brenda ainda desejou as boas-vindas aos dirigentes e ressaltou a importância de entender seus limites, mas se manter disponível às oportunidades ofertadas pelo Sindmepa.

O diretor do Sindmepa e coordenador do projeto, Waldir Cardoso participou da cerimônia representando a diretoria colegiada. Em seu discurso, o médico pontuou as ações realizadas pelo Sindmepa e destacou que o Sindicato dos Médicos do Pará foi o primeiro a associar acadêmicos de medicina. Hoje a iniciativa é exemplo para outros sindicatos médicos do Brasil.

“A nova gestão terá muito trabalho e desafios já programados. Um deles articular o I Encontro Acadêmico Sindical em Belém. Evento nacional com os estudantes de medicina ligados aos sindicatos da Federação Médica Brasileira. Sei que são capazes e que será um sucesso”, antecipa.

Flávia Alessandra Mendes Barbosa, cursa medicina na Unifamaz, e assumiu a diretoria de ensino. Este ano a discente iniciou o 8° semestre do curso e conta que decidiu se candidatar ao Núcleo para conhecer o viés sindicalista da profissão.

“É importante a gente conhecer os nossos direitos e deveres como futuros médicos. Participar da diretoria é também uma oportunidade de crescimento pessoal para melhorar a organização, a proatividade e a competência em várias áreas do conhecimento. Acredito que com organização a gente consegue várias coisas e participar da diretoria será uma prioridade”, garante.

A nova gestão já realizou sua primeira reunião e traçou vários projetos a serem realizados este ano. João Vitor dos Santos Benjamin, novo diretor de pesquisa, conta que pretende contribuir com o desenvolvimento curricular dos estudantes e aprimorar o conhecimento com trabalhos de pesquisa ao longo do ano.

Já Sarah Farias Câmara, que dividirá a coordenação da diretoria de ensino ao lado de Flávia Alessandra, relembra que conheceu o projeto durante a semana do calouro na Universidade Federal do Pará e viu o projeto como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

“Achei fantástico um sindicato abrir as portas para os acadêmicos, pois é muito relevante enquanto profissional médico ter esse contato com a luta sindical, conhecer seus direitos e o que acontece na realidade do médico desde a formação. Acredito que essa nova gestão tem pessoas comprometidas em melhorar o Núcleo e reforçar as metas estabelecidas”, ressalta.