qui

jul 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

jul 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 02.01.2024

IDESMA
O Sindmepa aguarda os médicos que integram a ação coletiva contra o Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma) para retirar o alvará que habilita o recebimento de verbas. O pagamento é resultado da ação trabalhista que tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, interposta pelo Sindmepa contra a empresa em 2012, buscando obter o pagamento das verbas rescisórias aos médicos demitidos no Hospital Metropolitano. Vale lembrar que os valores não são suficientes para quitação da ação, por isso a execução continuará.

DENGUE
O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, revelam a ocorrência de 1.079 mortes pela doença até a última quarta-feira (27). Os casos superaram o maior número de óbitos, em um ano completo, de 2022, quando marcou 1.053 registros. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde, no dia 21 de dezembro. Mas será focada em público e regiões prioritárias, com definição de estratégias de utilização das doses disponíveis prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

ALERTA
O aumento considerável de casos de Síndrome Gripal (SG) na capital paraense acendeu o alerta para a necessidade de ações de prevenção e controle da covid-19 e outros vírus respiratórios. O Hospital Universitário João de Barros Barreto emitiu um Alerta Epidemiológico destacando alguns fatores que contribuem para o aumento desses casos, como o aumento de chuvas, aglomerações em ambientes fechados e a grande circulação de pessoas devido às festividades de fim de ano. Aqueles que apresentarem dois dos seguintes sintomas: febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios gustativos, ou distúrbios olfativos; devem realizar um teste para Covid-19.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa abre a agenda de 2024 com a exibição do longa “A Pequena Loja da Rua Principal”, dirigido por Jan Kadar e Elmar Klos. O filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, acompanha um camponês, nomeado “inspetor ariano” de uma pequena loja de botões comandada por Rozalia, uma viúva judia. A sessão tem início às 19h, no Cineteatro, com entrada franca. Já a Quarta Musical faz uma breve pausa, mas retorna na próxima semana.

ANO NOVO
O Sindmepa deseja a todos os seus associados, colaboradores e parceiros um feliz ano novo. Que este ano de 2024 seja repleto de saúde, paz e união para seguirmos juntos em busca de melhores condições de trabalho e dignidade para a categoria médica de todo o Pará.

Veja mais

Mais populares: