Sindmepa Informa – 22.01.2024

CONFERÊNCIA
Uma comitiva formada por dirigentes da Federação Médica Brasileira e sindicatos de base estará na Espanha este mês participando da 5ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos. O evento permitirá que os representantes apresentem à comunidade médica o que tem sido feito no Brasil em defesa do médico, da medicina de qualidade e da saúde. O Sindmepa será representado pelo diretor Waldir Cardoso, que também fará parte da comitiva da FMB.

FMB E EBSERH
O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Leonardo Alcântara, representante da Federação Médica Brasileira na mesa nacional de negociação permanente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), participou da sessão solene de entrega dos relatórios conclusivos dos grupos de trabalho decorrentes do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024. Durante meses, os grupos formados por representantes da saúde discutiram revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, adicional de titulação, seguro de vida, previdência complementar, licenças e afastamento e assédio no trabalho.

CHIP DA BELEZA
O crescente uso de implantes hormonais, chamados “chip da beleza” tem sido motivo de preocupação para as Entidades Médicas. A Anvisa recebeu um pedido público assinado por sete entidades solicitando providências quanto ao uso indiscriminado do método no Brasil. O Sindmepa se une às entidades e alerta sobre os riscos que o método oferece à saúde da população, como casos de infarto agudo do miocárdio, complicações cutâneas, hepáticas, renais, entre outros.

SUPERSALÁRIOS
De acordo com uma matéria do jornal O Estado de São Paulo, quase metade dos procuradores dos Ministérios Públicos estaduais ganha acima do teto constitucional do funcionalismo público, de R$ 41,6 mil. A regra foi criada para limitar o salário dos servidores, mas uma série de penduricalhos faz com que esses servidores recebam mensalmente até R$ 200 mil. É lamentável, enquanto alguns grupos do serviço público acumulam salários estratosféricos, o poder público lança concurso para contratação de médicos com salário base abaixo do mínimo, demonstrando total desrespeito com a saúde de quem mais precisa.

SERVIÇO
A população pode acompanhar todas as ações que o governo federal tem realizado por meio do site ComunicaBR. A plataforma permite que o usuário verifique todas as verbas direcionadas ao seu município, seja na área da saúde ou educação, além de saber quantas pessoas recebem Bolsa Família, o BPC e quantos profissionais do Mais Médicos atuam na sua cidade. A ferramenta permite que a população fiscalize o que tem sido feito com o dinheiro público em prol da sociedade.

EXPRESSO
O Expresso Sindmepa segue dialogando sobre a importância da comunicação institucional. Desta vez o diretor Wilson Machado conversa com a jornalista Andréa Amazonas sobre reputação digital e redes sociais institucionais. Prepare o seu cafezinho e assista o bate-papo agora mesmo no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (23) o clássico “O homem terminal”, dirigido por Mike Hodges, às 19h. No longa, um homem com lesão cerebral aceita passar por uma série de experimentos na esperança de ser curado. Já a Quarta Musical recebe o show do músico Cleison Monteiro, às 20h. O repertório será dedicado às obras instrumentais autorais, compostas ao longo dos seus 10 anos de carreira. Esperamos por você no Cineteatro com entrada franca. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa.

UTILIDADE PÚBLICA
A doação de leite é um ato de amor que salva vidas, todas as lactantes que amamentam seus filhos podem fazer parte desse movimento. O cadastro pode ser realizado pelos telefones do Banco de Leite da Santa Casa: 3251-7311 / 3251-7318 ou através do site santacasa.pa.gov.br