Sindmepa Informa – 29.01.2024

SIGMELA
Foram assinados na última sexta-feira (26), durante a 5° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, o estatuto e a ata de fundação da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina (Unión Sigmela). O evento foi realizado em Alicante, na Espanha. O Sindicato dos Médicos do Pará é um dos sócios fundadores da Unión Sigmela juntamente com outras cinco entidades sindicais médicas do Uruguai,  Argentina, Peru e a Federação Médica Brasileira. Nos últimos dois anos estas entidades tem promovido diversas reuniões virtuais visando a fundação da Unión SIGMELA . Em novembro do ano passado, o Sindmepa esteve presente no encontro presencial realizado em Buenos Aires, ocasião em que o Estatuto assinado agora, foi discutido e aprovado.

CONFERÊNCIA
O Sindmepa fez parte da delegação da Federação Médica Brasileira (FMB) que esteve presente na 5° Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, em Alicante, Espanha. O diretor Waldir Cardoso compôs a mesa sobre “Sistemas de saúde públicos e privados”. Nos dois dias de evento, foram expostos problemas semelhantes entre os médicos de todo o mundo: aumento dos casos de Síndrome de Burnout, longas jornadas, falta de condições de trabalho e violência contra os profissionais.

GOLPE
O Sindmepa recebeu informações de que pessoas se identificando como advogados de nossa assessoria jurídica ou usando o nome de diretores, estariam convocando médicos associados para integrar uma suposta ação judicial para receber valores retroativos de planos econômicos. O Sindicato informa que é um golpe e recomenda aos seus sócios que sempre confirmem as informações com pessoas autorizadas a falar em nome da entidade. Em casos de dúvida, acione os contatos oficiais do Sindmepa: 3224-3096 ou 91 9989-3486.

UNIMED
Após negociação com a área de contratos da Unimed, o Sindmepa conseguiu um reajuste de 4.25%, referente a proposta de 7.5%, para os planos de saúde dos médicos associados ao Sindicato. Um dos motivos relevantes para a redução foi a baixa sinistralidade nos ano de 2023, correspondente a 65%. Vale ressaltar que em março, mês de aniversário do plano, é o momento ideal para realizar a adesão ao plano de saúde sem carência. Fica a dica!

CNU
Chamou a atenção do Sindmepa o fato de uma profissão que exige no mínimo seis anos de graduação, ter um dos menores salários entre os cargos disponíveis no Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado de Enem dos concursos. Quando foi lançado, o edital previa salário de R$ 4.407 aos médicos. Após a alteração do edital, o valor foi corrigido para R$ 5.513. Bem abaixo do valor ofertado a outros cargos, evidenciando a desvalorização da profissão médica no Brasil.

PORTARIA
Uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde no dia 19 de janeiro, prevê a criação de uma Comissão para Discussão e Elaboração de Proposta de Carreira no Âmbito do Sistema Único de Saúde – (CDEPCA/SUS). Mas a iniciativa do governo não inclui a participação de entidades representativas dos trabalhadores, seja federações, sindicatos ou associações de classe. Para o Sindmepa, esta ausência das entidades evidencia a falta de interesse do governo em manter o diálogo aberto com a classe trabalhadora.

POSSE
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa divulgou na última semana o resultado da seleção que definiu os seus novos diretores. Oito estudantes de medicina foram selecionados para compor a gestão 2024-2025. Além deles, três diretores da gestão anterior permanecem para fortalecer a diretoria. A cerimônia de posse da nova gestão será às 19h desta segunda-feira (29), no Cineteatro do Sindmepa, com coquetel de celebração.

EXPRESSO
Já está no ar o último episódio da conversa entre o diretor Wilson Machado e a jornalista Andréa Amazonas no Expresso Sindmepa. O bate-papo da última semana aborda detalhes sobre a comunicação digital e a inovação institucional. Assista agora mesmo o episódio no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa desta terça-feira (30) exibe o clássico “O circo”, de Charles Chaplin, às 19h. No longa um batedor de carteiras foge da polícia e acaba entrando em um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público. Já a Quarta Musical recebe o show do Duo Tapajós, às 20h. Formado por Igor Capela e Andreson Dourado, o duo apresentará canções do grande Sebastião Tapajós, incluindo obras inéditas que ainda não foram gravadas. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.