Sindmepa Informa – 12.02.2024

SANTARÉM
O Sindmepa permanece no Conselho Municipal de Saúde de Santarém, representado pela diretora, Nástia Irina Santos. A eleição que definiu a nova composição do Conselho Municipal de Saúde foi no dia 26 de janeiro e a Cerimônia de Posse dos Conselheiros será no próximo dia 21, no Auditório Central da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Como entidade ativa no Conselho Municipal de Saúde de Santarém, o Sindmepa garante que continuará atuando para garantir condições dignas de trabalho, além de defender o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

PET-SCAN
A instalação do aparelho pet-scan, que deveria ter sido concluída em dezembro do ano passado no Hospital Ophir Loyola, atrasou mais um semestre. A informação foi divulgada no blog do jornalista Lúcio Flávio Pinto, na última semana. Em fevereiro do ano passado, o Sindmepa esteve reunido com a diretora do Hospital, Ivete Vaz. Na ocasião, o prazo para o início das obras para instalação de equipamentos radioterápicos no Ophir Loyola estava previsto para o mês de março, com prazo de nove meses para conclusão dos trabalhos.

ATRASO
A nova data de instalação passa a ser junho, com a possibilidade de se prolongar até o final deste ano. O Sindmepa vem acompanhando o caso desde 2022, após denúncia relatando o longo período em que o aparelho se encontra encaixotado. A diretoria colegiada também esteve reunida com o secretário adjunto de gestão administrativa da Secretaria de Saúde (Sespa), Ariel Dourado Sampaio Martins de Barros, cobrando a instalação do aparelho que permite o diagnóstico precoce de câncer. Para o Sindmepa, esse atraso demonstra o pouco caso do governo com a saúde dos paraenses.

MALÁRIA
Os casos de malária no Pará, em 2023, tiveram redução de pouco mais de 3,30% em relação ao ano anterior, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). No ano passado foram 22.930 ocorrências confirmadas da doença, contra 23.714 registradas em 2022. Entre os principais sintomas da malária estão: dor de cabeça, febre alta, calafrios, tremores e sudorese. O diagnóstico pode ser feito por meio de teste rápido. Em caso de suspeita, procure sempre a unidade de saúde mais próxima.

EXPRESSO
Já está no ar o segundo episódio do Expresso Sindmepa deste mês. Desta vez, o diretor Wilson Machado e o crítico de cinema, Marco Antônio Moreira conversam sobre como o projeto Cineclube tem ampliado a divulgação cultural. Acompanhe agora este e outros episódios no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
A agenda cultural do Sindmepa faz uma breve pausa esta semana devido às comemorações de carnaval. Mas a programação da próxima semana está garantida, com a exibição do filme “O terraço”, de Ettore Scola, no Cineclube Sindmepa, e o show da cantora Lorena Monteiro, na Quarta Musical. Se programe!