Sindmepa Informa – 19.02.2024

ESPECIALIZAÇÃO
O Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará está com inscrições abertas para o curso de especialização “Medicina Preventiva e Social, com ênfase em Saúde Integrativa”. A especialização, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, terá carga horária de 700 horas, no período de março de 2024 a setembro de 2025, com aulas semipresenciais. As inscrições devem ser realizadas no Portal da FADESP, até o dia 07 de março, no link: https://bit.ly/3SJaMuN

DENGUE
De acordo com o último boletim epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde, divulgado na última quinta-feira (15), foram confirmados 127 casos de dengue em Belém este ano. Ao todo, 307 casos foram notificados, dos quais 101 foram descartados e 79 seguem em análise. Os bairros com mais registros são: Guamá (21), Cremação (14) e Coqueiro (3). Até o momento não há registro de mortes. Devido os constantes períodos de chuva, o Sindmepa reforça a importância de redobrar os métodos de prevenção, eliminando os possíveis focos de água parada. Em casos de sintomas, como febre e dores no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima.

CAMPANHA
Durante este mês, ocorre em todo o país a campanha Fevereiro Roxo. A iniciativa foi criada em 2014 para promover a conscientização de três doenças: Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa que leva ao declínio cognitivo; Lúpus, um distúrbio crônico que provoca uma produção excessiva de anticorpos; e a Fibromialgia, que afeta as articulações. Atualmente, ainda não se tem cura para essas enfermidades, por isso a campanha visa aumentar o nível de informação sobre seus sintomas e tratamentos. O diagnóstico precoce é a melhor forma de garantir uma vida com qualidade. Mantenha seu checkup em dia.

EXPRESSO
Já está no ar o mais novo episódio do Expresso Sindmepa. O diretor Wilson Machado dá continuidade a pauta cultural em conversa com o músico José Maria Bezerra, primeiro curador do projeto Quarta Musical. Para acompanhar os detalhes desse bate-papo, acesse agora mesmo o canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa retorna após o feriado de carnaval, com a exibição do filme “Casamento ao Luxo”, de Charlie Chaplin, às 19h. No longa, os jovens Marie e Jean decidem fugir para se casar, mas eles se desencontram após uma confusão e ela embarca sozinha para Paris. A sessão terá o acompanhamento musical ao vivo do músico, Paulo José Campos de Melo. Já a Quarta Musical recebe o show da cantora, Lorena Monteiro, às 20h. No repertório, samba, bossa nova e marchinhas de carnaval, na companhia do instrumentista, Diego Santos. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.