sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa – 26.02.2024

CRENEM
A diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa estará presente no décimo Congresso Regional Norte de Educação Médica – CRENEM, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, com apoio do Sindicato dos Médicos do Pará. O Congresso será um encontro dedicado ao tema Residência Médica na região Norte e ocorrerá em abril, com a estimativa de reunir um grande número de estudantes de medicina, residentes e docentes da área em apresentações de debates, trabalhos científicos e oficinas.

CONGRESSO
O Sindmepa já está na expectativa para participar do ll Congresso Extraordinário da Federação Médica Brasileira, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de março, em João Pessoa. O evento reunirá os representantes dos Sindicatos Médicos brasileiros ligados à FMB para discutir assuntos internos da Federação e pautas nacionais, como o salário mínimo profissional para médicos e a pejotização. O evento também abordará a importância dos núcleos de médicos recém-formados e estudantes de medicina para garantir a renovação do movimento médico sindical. Acompanhe mais informações sobre o evento nas páginas oficiais da FMB.

DENÚNCIA
O Sindmepa recebeu denúncias de que o Hospital Regional Público do Leste do Pará, em Paragoninas, se encontra há mais de um ano sem aparelho para realização de tomografia. Vale destacar que o exame é essencial para a população, uma vez que o hospital é referência na região. Após tomar conhecimento da situação, o Sindmepa irá acionar os órgãos competentes para que o problema seja solucionado e a população possa ter o atendimento de qualidade que merece.

IDESMA
O Sindmepa obteve vitória na ação coletiva contra o Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma) e convida a médica Izabel Cristina Carneiro da Costa a comparecer à sede do Sindmepa, na Rua Boaventura da Silva, n° 999, ou fazer contato, para repasse de atualizações de seu interesse. Muitos médicos já foram beneficiados pela ação e o Sindmepa continua disponível para esclarecer possíveis dúvidas. Vale lembrar que mesmo após a vitória, a execução do processo continuará.

ASPIRANTES
Na última sexta-feira (23) o Sindmepa certificou os novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia online. Agora, os acadêmicos devem comparecer à sede do Sindicato para retirar sua carteira de associado e ter acesso aos benefícios ofertados pelo Sindmepa junto às empresas parceiras, como descontos em cursos de línguas e especializações, consulta jurídica, descontos em plano odontológico e até 55% de desconto no plano de saúde Unimed. Sejam todos bem-vindos!

EXPRESSO
Já está no ar o último episódio do Expresso Sindmepa com o músico, José Maria Bezerra. Na segunda parte do bate-papo com o diretor Wilson Machado, o primeiro curador da Quarta Musical comenta sobre o apoio do Sindmepa ao cenário musical paraense. Você pode acompanhar esse e outros episódios do Expresso Sindmepa no canal do Sindicato no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (27), o filme “Casamento ou Luxo”, de Charlie Chaplin, às 19h. No longa, os jovens Marie e Jean decidem fugir para se casar, mas eles se desencontram após uma confusão e ela embarca sozinha para Paris. A sessão terá o acompanhamento musical ao vivo do músico, Paulo José Campos de Melo. Já a Quarta Musical recebe o músico, Rafael Guerreiro, às 20h. O show homenageará o violonista e compositor Baden Powell, considerado um dos maiores músicos brasileiros. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.

Cirurgiões do HPSM da 14 de Março denunciam redução de escala

Mudança terá impacto direto sobre o atendimento à população Em ofício enviado à Prefeitura de Belém, nesta quinta-feira (18), o Sindicato dos Médicos do Pará solicitou reunião com secretário municipal

Palavra de Médico – Presbiopia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Dentre as diversas doenças que afetam a saúde dos olhos, está a presbiopia. A