ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FMB divulga Carta de João Pessoa aos médicos

A Federação Médica Brasileira divulgou nesta terça-feira (19), a carta de João Pessoa, o documento oficial com as resoluções do Congresso Extraordinário, realizado na capital paraibana. Ao longo de três dias, dirigentes da FMB e representantes dos sindicatos de base debateram e aprovaram alterações estatutárias importantes para dar continuidade ao crescimento da Entidade, além de temas de interesse nacional da categoria médica.

Leia a carta de João Pessoa na íntegra:

A FMB vem tornar ciente a sociedade o seu posicionamento sobre os principais pontos abordados nas discussões.

1-Devido ao grande avanço das terceirizações na prestação dos serviços médicos, torna-se necessário, para uma maior transparência “O acompanhamento do caminho do dinheiro público”. Sendo assim, defendemos que os nossos sindicatos de base atuem junto aos Tribunais de Contas dos seus Estados, para que os mesmos ofereçam sistemas de informações ágeis. Como exemplos, os programas: Ajunta/Sangres, usado pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

2-Desenvolver estratégias que garantam segurança jurídica para os médicos que têm tido o vínculo de trabalho precarizado pelo processo de “pejotização”, sem outra opção de escolha-o atual regramento contratual do Direito Civil tem sido insuficiente para a proteção do médico junto a esses vínculos e contra a inadimplência dos pagamentos, além da falta de transparência e impessoalidade necessários à gestão de serviços e recursos públicos.

3-Lutar pelo estabelecimento em Lei de um salário profissional médico, tendo como referência o Projeto de Lei 1365/2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro, da Paraíba, e que tem como relator o senador Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul.

-Organizar encontro das Entidades Médicas para montar estratégias para trabalhar ações no Congresso Nacional, para agilizar a aprovação da Lei

4-Reafirmamos a posição de ser contra a abertura de novas escolas médicas e extensão de novas vaga sem cursos de Medicina, posição firmada pela FMB em relação à avaliação dos estudantes no final do curso de Medicina, definida no ENEM, realizado em Brasília em junho de 2023.

5-Pela importância de cada vez mais estimular a participação dos estudantes junto às entidades sindicais em cada Estado, defendendo o interesse dos estudantes de Medicina na graduação, garantindo a autonomia de suas entidades. Trabalhar ativamente na preparação dos acadêmicos de Medicina para sua atuação como médicos bem formados e capacitando-os para serem futuros dirigentes das entidades médicas.

-Realizar o 1º Congresso Acadêmico Sindical da FMB, promovido em parceria com o Sindicato dos Médicos do Pará, em Belém, no Pará, em junho de 2024.

6-Estimular e garantir a participação do maior número de sindicatos e dos estudantes de Medicina na 6ª Conferência Internacional de Sindicatos Médicos, a ser realizada em Fortaleza, no Ceará, em maio de 2025.

7-Estimular e garantir a participação do maior número de representantes de sindicatos e dos estudantes de Medicina no Congresso Ordinário da FMB, que será realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em novembro de 2024.

Por fim, os signatários dessa Carta reafirmam incondicionalmente a defesa de uma Medicina com qualidade, condições de trabalho digno para o médico e carreira médica com salário compatível com a sua formação.

João Pessoa, Paraíba, 16 de março de 2024.
Federação Médica Brasileira – FMB @portalfmb

Sindicatos de Base e Entidades signatárias a este documento

SINDMED AC @sindmedacre
SINMED AL @sinmedalagoas
SINDMED AP
SIMEAM @simeamoficial
SIMEA Anápolis GO @sind.medicos.anapolis
SINDIMED Campinas e Região SP @sindimedcampinas
SIMEC CE @sindicatodosmedicosdoceara
SIMERSUL Criciúma SC @simersul
SINDMED ABC SP @casadosmedicosabc
SINDIMED Juiz de Fora e Zona da Mata
SINMED MG @sinmedmg
SINDMED MS @sinmedms
SINDMED MT @sindimed.matogrosso
SINDMEPA @sindmepa
SIMEPAR @simepar_med
SIMED PB @simedpb
SIMEPE @_simepe
SINDIMED RIO GRANDE RS
SIMERO @simero_oficial
SINMED RJ @sinmedriodejaneiro
SIMERS @simersoficial
SIMED RR
SIMESC @simesc_med
SINDOMED Santa Maria RS
SIMESUL Sorocaba e Região
SIMED TO @simedto
AEMED-PB @aemed-pb
AEMED BRASIL @aemed.br

Veja mais
Federação convoca médicos da EBSERH para Assembleia Geral

Federação convoca médicos da EBSERH para Assembleia Geral

A Federação Médica Brasileira (FMB), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os médicos trabalhadores em Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (EBSERH) de todo o território nacional para

Quarta Musical celebra o Dia Nacional do Choro

Quarta Musical celebra o Dia Nacional do Choro

A Quarta Musical do Sindmepa vai comemorar o Dia Nacional do Choro, celebrado no dia 23 de abril, com show do grupo O Mercado do Choro. Formado por Tiago Amaral,

Palavra de Médico – Neuropatia

Palavra de Médico – Neuropatia

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, pode afetar tanto a parte de sensibilidade quanto a nossa movimentação. Os nervos periféricos são os responsáveis por