Sindmepa Informa – 04.03.2024

HPSM
Médicos concursados do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti expuseram ao Sindicato dos Médicos do Pará a discrepância entre os valores pagos pela Prefeitura de Belém aos médicos concursados e temporários, para desempenhar as mesmas funções e escalas de plantões no Pronto Socorro. Porém, com valores diferentes. Atualmente, um plantão de 12h, referente à tabela da SESMA, corresponde ao valor de R$1.600,00 aos médicos temporários, o equivalente a R$133,33 a hora trabalhada, enquanto os médicos concursados, que não receberam nenhum aumento significativo, continuam a receber o salário de R$4.000,00 por 80 horas mensais. Ou seja, R$50,00 por hora trabalhada.

SALÁRIOS
Após um levantamento com informações legais sobre as normas de pagamentos, os médicos concursados do Hospital Mário Pinotti requerem uma correção de diferenças salariais com base no princípio da legalidade, previsto na Constituição Federal e na esfera Municipal que asseguram os princípios da legalidade, impessoalidade e isonomia entre os cargos profissionais. O Sindmepa defende que os valores pagos pela prefeitura devem ser os mesmos a todos os médicos integrantes do quadro de pessoal do município. Por isso, já solicitou uma reunião junto ao Secretário de Saúde de Belém, Pedro Anaisse, para buscar solucionar o caso.

UNIMED
Março é o mês ideal para quem deseja se associar ao Sindmepa e aderir ao Plano de Saúde Unimed com descontos especiais. Médicos e Acadêmicos Aspirantes que se associarem e realizarem a adesão ao plano de saúde até o dia 28 de março, recebem 55% de desconto no serviço, sem carência, exceto para doenças pré-existentes. Aqueles que aderirem ao plano até o dia 10 de março, passam a ter acesso ao serviço no dia 1° de abril. Já para quem aderir de 11 de março até o dia 28, tem acesso no dia 1° de maio. Para se tornar sócio do Sindmepa e ter acesso a esse e outros benefícios, basta acessar: https://sindmepa.robot.rio.br/associacao

CALOUROS
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa esteve presente em mais uma Semana do Calouro da Universidade do Estado do Pará – UEPA, na última quinta-feira (29). Os diretores Hugo de Oliveira, Arthur Nantes e Sarah Câmara representaram o Sindmepa no evento, atendendo o convite foi feito pelo Centro Acadêmico de Medicina José Arrais (CAMJA). Após apresentações sobre as ações do Sindmepa, os diretores realizaram o sorteio de agendas personalizadas para desejar as boas-vindas aos novos acadêmicos de medicina da UEPA.

REPÚDIO
A Federação Médica Brasileira, juntamente aos sindicatos de base, emitiu nota na última semana expressando profundo desprezo e indignação à charge de autoria da ilustradora Marília Marz, publicada na edição de 24 de fevereiro de 2024, na Folha de São Paulo. A tentativa de dar rostos e profissões a estupradores alcança em cheio uma das categorias profissionais com grande credibilidade e admiração para o cidadão brasileiro. À Folha de S.Paulo nosso total repúdio e um questionamento importante: qual o propósito dessa busca incansável por invalidar a reputação da categoria médica?

EXPRESSO
Vale a pena assistir mais uma vez o episódio “A situação do SUS e os avanços da medicina em Santarém”, no Expresso Sindmepa. A conversa entre o diretor, Wilson Machado com a médica e também diretora do Sindmepa, Nástia Irina aborda os principais desafios e avanços no exercício da profissão médica no oeste do Estado. Assista a esse e outros episódios agora mesmo, no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa abre a programação de março com a exibição do filme “Férias de Amor”, dirigido por Joshua Logan, nesta terça-feira (05), às 19h. No longa, um viajante chega no Kansas para tentar conseguir emprego com um rico colega de faculdade, mas acaba se apaixonando por sua linda namorada. Já a Quarta Musical recebe o show “Infinito particular” de Mariana Brandão, às 20h. A apresentação será um tributo à Marisa Monte e contará com a participação da violonista, Melina Foro. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.