Sindmepa Informa – 11.03.2024

SESPA
O Sindmepa, representado pela diretora Vilma Hutim e pelo assessor jurídico Yúdice Andrade, participou de audiência na Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na última quinta-feira (07), para tratar sobre as condições de trabalho, pagamento de salários e gratificações aos médicos. A reunião teve como objetivo retomar as discussões sobre plano de carreira e de cargos e salários que vinham sendo encaminhadas com o Sindmepa em gestões anteriores da Sespa. A diretora da Dgtes informou ao Sindmepa que o reajuste de salários e plantões extras está em análise.

ASSEMBLEIA GERAL
A Diretoria Colegiada do Sindmepa convoca todos os Médicos integrantes do Programa Médicos pelo Brasil que atuam no estado do Pará, para a Assembleia Geral Extraordinária online que acontecerá nesta segunda-feira (11), às 17h30 em primeira convocação e às 18h em segunda convocação, para deliberar sobre os constantes atrasos de pagamento da contrapartida de municípios no Estado do Pará. Já os médicos do Programa Mais Médicos estão convidados para a AGE das 18h30 em primeira convocação e às 19h horas em segunda convocação, para deliberar também sobre os constantes atrasos de pagamento, assim como assuntos correlatos.

EBSERH
A Diretoria Colegiada do Sindmepa convoca todos os Médicos integrantes da EBSERH que atuam nos Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, para a Assembleia Geral Extraordinária online que acontecerá nesta segunda-feira (11), às 19h30 em primeira convocação e às 20h em segunda convocação, para deliberar sobre Acordo Coletivo de Trabalho 2024, assim como assuntos correlatos.

INFORMAÇÕES
Diante das denúncias de que no serviço público do Município de Belém médicos temporários estariam recebendo vencimentos superiores aos dos servidores efetivos, o Sindmepa está requisitando explicações à SESMA, via Lei de Acesso à Informação, mas a própria categoria pode contribuir. Se você tem conhecimento dessa irregularidade em qualquer serviço de saúde, entre em contato conosco por meio do nosso site: https://sindmepa.org.br/sindmepa-demanda/. É rápido, simples e sigiloso. Sua informação pode ajudar muito na detecção de irregularidades, favorecendo a tomada das providências cabíveis.

MULHER
Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, o Sindmepa compartilhou dados da Demografia Médica no Brasil 2023, realizado pela Associação Médica Brasileira, que mostram que as mulheres serão maioria entre os médicos no Brasil a partir deste ano. O estudo evidenciou que entre 2009 é 2022, o número de mulheres aumentou de cerca 133.000 para aproximadamente 260.000, ou seja, dobrou na série histórica. Ao longo dos anos, o Sindicato dos Médicos do Pará tem contado com a importante atuação das mulheres em sua Diretoria Colegiada, Conselho Fiscal e Núcleo Acadêmico e ressalta que a presença feminina em cargos de liderança fortalece a medicina.

EXPRESSO
No novo episódio do Expresso Sindmepa, o diretor Wilson Machado recebe o cirurgião dentista, Charles Tuma para um bate-papo sobre “A música contribuindo para o trabalho médico”. O cirurgião é entusiasta musical e colecionador de um impressionante acervo de CDs, com grande variedade de gêneros musicais. Acompanhe este e outros episódios do Expresso agora mesmo no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (12) o filme “Moby Dick”, dirigido por John Huston, às 19h. No longa, o sobrevivente de um naufrágio relata a história de seu capitão em busca da baleia, Moby Dick. Já a Quarta Musical recebe Anderson Moyses e Herivelton Santos em um belíssimo show de voz e piano, às 20h. A apresentação contará com um repertório de canções dedicadas ao amor em todas as suas formas. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.