sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa – 18.03.2024

CONGRESSO
O Sindmepa participou, na última semana, dos debates sobre a categoria durante o II Congresso Extraordinário da Federação Médica Brasileira, na Paraíba. A entidade paraense foi representada pelos diretores, Wilson Machado e Waldir Cardoso. O evento reuniu representantes sindicais de todo o país, em três dias de Congresso. Entre as pautas, o fortalecimento da categoria, a pejotização do trabalho médico e a luta por um piso salarial em nível nacional. Saiba mais sobre os debates do Congresso, acessando o site do Sindmepa.

DENÚNCIA
O Sindmepa recebeu denúncias relatando a falta de sala vermelha, para o atendimento de paciente graves, no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Segundo os relatos, os pacientes são alocados juntos, impossibilitando o atendimento preferencial aos pacientes mais graves. As denúncias ainda dão conta de que faltam salas para prescrição e conforto médico, bem como segurança na porta do setor. O Sindmepa irá solicitar esclarecimentos à gestão para garantir que as irregularidades sejam sanadas.

ASSOCIAÇÃO
A campanha de associação do Sindicato dos Médicos do Pará está a todo vapor. Médicos que ainda não fazem parte da base de filiados da entidade podem se associar durante o mês de março com uma série de vantagens, entre elas a possibilidade de adesão ao plano de saúde Unimed com 55% de desconto e sem carência, exceto para doenças pré-existentes. A participação sindical é essencial para fortalecer a luta da categoria por melhores salários e condições de trabalho.

ACADÊMICOS
A próxima Cerimônia de Certificação do projeto Acadêmico Aspirante já tem data marcada. O evento será online, por meio da plataforma de reuniões Zoom, na quinta-feira (21), às 19h. O convite já foi enviado aos acadêmicos associados. Após a cerimônia, os Aspirantes podem comparecer à sede do Sindmepa para retirar as carteiras de participação do projeto e ter acesso aos benefícios ofertados aos sócios do Sindicato.

EXPRESSO
Já está no ar o segundo episódio do Expresso Sindmepa com o médico Charles Tuma. Desta vez, o diretor Wilson Machado conversa com o entusiasta musical sobre “como a música pode melhorar o ânimo do profissional”. Assista esse e outros episódios no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
“Yojimbo: O Guarda Costas”, dirigido por Akira Kurosawa, é o longa em cartaz nesta terça-feira (19), no Cineclube Sindmepa, às 19h. O longa acompanha um samurai que não responde a nenhum mestre, que convence dois comerciantes rivais a contratá-lo como guarda-costas. E a Quarta Musical desta semana recebe Edelmiro Soares, às 20h. O músico fará uma homenagem a Bruno de Menezes, revisitando trechos de sua obra poética e literária com releituras de clássicos da MPB. A apresentação também será transmitida no perfil do @Sindmepa no Instagram. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.

Cirurgiões do HPSM da 14 de Março denunciam redução de escala

Mudança terá impacto direto sobre o atendimento à população Em ofício enviado à Prefeitura de Belém, nesta quinta-feira (18), o Sindicato dos Médicos do Pará solicitou reunião com secretário municipal

Palavra de Médico – Presbiopia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Dentre as diversas doenças que afetam a saúde dos olhos, está a presbiopia. A