Sindmepa Informa – 25.03.2024

SANTARÉM
Segundo Dados Epidemiológicos de Mortalidade Infantil da prefeitura de Santarém, no período de setembro a dezembro de 2023, foram registrados 30 óbitos de recém-nascidos no município. Entre as principais causas estão o desconforto respiratório do RN. A falta de leitos para gestantes de alto risco e de UTI neonatal tem prejudicado a população santarena, que necessita de cuidados específicos e ainda se encontra sem os serviços prestados no Hospital Municipal, após o incêndio ocorrido no ano passado. A situação no município é preocupante e necessita de mais atenção do poder público.

SANTA CASA

A Santa Casa de Misericórdia do Pará dispensou anestesistas de plantão neste final de semana. Isso causou um tremendo desconforto e humilhação aos médicos anestesistas da Coopanest. Segundo as informações, o comunicado de desligamento da Cooperativa chegou na sexta-feira, às 22h30, via e-mail. Os médicos plantonistas de sábado só tomaram conhecimento do desligamento quando já estavam no hospital para realizar suas funções e encontraram outra empresa em atuação. A forma como os médicos ligados à Coopanest foram dispensados demonstra o total desrespeito por parte do presidente da Fundação, que também é anestesista. Nada mais típico do modus operandi deste gestor ditador.

REIVINDICAÇÃO
Na última semana, repercutiu nas redes sociais imagens da real situação do HPSM Mário Pinotti, onde macas estão espalhadas pelos corredores do hospital e até cadeiras de praia estão sendo utilizadas por pacientes que denunciam a falta de estrutura do local. A demora no atendimento e a falta de medicamentos na unidade também tem prejudicado a população.

CARTA
A Federação Médica Brasileira divulgou, na última semana, a carta de João Pessoa, o documento oficial com as resoluções do II Congresso Extraordinário, realizado na capital paraibana. Ao longo de três dias, dirigentes da FMB e representantes dos sindicatos de base debateram e aprovaram alterações estatutárias importantes para dar continuidade ao crescimento da entidade, além de temas de interesse nacional da categoria médica. Leia a carta de João Pessoa na íntegra no site do Sindmepa.

PARTICIPAÇÃO
A diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa participará ativamente do décimo Congresso Regional Norte de Educação Médica (Crenem), realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, com apoio do Sindicato dos Médicos do Pará, de 12 a 14 de abril. Os representantes obtiveram a aprovação de sete trabalhos acadêmicos e irão apresentar uma oficina sobre Sindicalismo Médico, no segundo dia do evento.

EXPRESSO
“Ansiedade na prática clínica”, este é o tema do novo episódio do Expresso Sindmepa. A primeira parte da conversa entre o diretor, Wilson Machado e o médico psiquiatra Mário Machado, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria, já esta disponível no canal do Sindmepa no Youtube. Prepare o seu cafezinho e assista agora mesmo.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa desta terça-feira (26), faz uma homenagem à cineasta Alice Guy-Blaché, às 19h. A sessão contará com a exibição especial de filmes da pioneira do cinema. Já a programação da Quarta Musical você pode acompanhar pelo site e redes sociais do Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.