seg

maio 27, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

maio 27, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa conclui homenagem a Hitchcock com cinema e música

O Cineclube Sindmepa encerra o mês de homenagens ao cineasta Alfred Hitchcock com a exibição de “O Locatário”, filme de 1927. O longa silencioso terá o acompanhamento ao vivo do músico Paulo José Campos de Melo, trazendo ainda mais emoção à sessão especial. A exibição terá início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa.

A programação do Cineclube Sindmepa passou a contar com a exibição de filmes silenciosos com acompanhamento musical em junho do ano passado. O primeiro longa exibido neste formado foi “Aurora”, do diretor F.W. Murnau. Desde então, o curador do Cineclube e crítico de cinema, Marco Antônio Moreira dedica uma sessão por mês ao formato que une cinema e música.

Marco Antônio conta que foi difícil selecionar cinco filmes dentre o repertório de 50 filmes de Hitchcock, mas não poderia encerrar a homenagem sem a presença de uma das obras mais importantes do cineasta.

“Não poderíamos concluir a amostra sem um filme do período silencioso. Hitchcock começou a trabalhar com cinema no fim dos anos 10 e em 1927 ele fez um dos melhores filmes desse período, que foi “O Locatário”. Eu entendi que era importante concluir essa amostra em homenagem a ele, um dos maiores diretores da história do cinema, com um filme desse período”, ressalta.

As sessões musicais são realizadas em parceria com arranjador, compositor e pianista Paulo José Campos de Melo. Bacharel em piano pela Escola Superior de Artes de Berlim, o músico foi aluno e diretor do Conservatório Carlos Gomes. Ele já se apresentou em mais de 20 países e foi diretor musical de teatros na Alemanha, Suíça e Áustria.

Paulo de Melo conta que para ele as sessões musicais reativam a história e mostram com os recursos que temos hoje, como aconteciam as exibições nos primórdios do cinema.

“Acho que a frequência do público demonstra que exibir filmes mudos mensalmente tem sido uma decisão acertada. Como não poderia ser diferente, vamos exibir um dos melhores filmes do período e do grande mestre do suspense. Esse projeto serve para ilustrar que se não houvesse esse período do cinema silencioso, a história do cinema poderia ser bem diferente”, acrescenta o músico.

Sinopse:
“O Vingador” é um serial killer que ataca jovens mulheres em Londres. Jonathan Drew (Ivor Novello) chega à pensão do casal Bounting (Arthur Chesney e Marie Ault) em busca de um quarto para alugar. O rapaz possui hábitos estranhos, como sair em noites com névoa, e guarda a foto de uma moça loira.

Cineclube Sindmepa exibe “O Locatário”
Entrada franca
Dia: 30 de abril de 2024
Hora: 19h
Local: Cineteatro do Sindmepa – Rua Boaventura da Silva, n° 999.

Veja mais
Palavra de Médico – Glaucoma

Palavra de Médico – Glaucoma

O glaucoma é uma neuropatia óptica, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular e que pode causar principal uma cegueira irreversível. Segundo a Organização Mundial da

Nota de Pesar – Cid Fialho dos Reis

Nota de Pesar – Cid Fialho dos Reis

O Sindicato dos Médicos do Pará lamenta informar o falecimento do médico Cid Fialho dos Reis, ocorrido nesta quarta-feira (22). Dr Cid atuava como médico em Monte Alegre/Santarém, e foi

Novo Acordo Coletivo de Trabalho da EBSERH já está em vigor

Novo Acordo Coletivo de Trabalho da EBSERH já está em vigor

O Acordo Coletivo de Trabalho da EBSERH 2024/2026, firmado a nível nacional junto à Federação Médica Brasileira e outras entidades de classe, prevê reajuste de salários, auxílio alimentação, assistência odontológica,