sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa – 01.04.2024

APOIO

O Sindicato dos Médicos do Pará manifesta apoio às paralisações que vem sendo realizadas por profissionais que prestam serviços para a Prefeitura de Belém, na luta por remuneração digna. Os servidores reivindicam o pagamento do salário mínimo, na data do vencimento base; reajuste do vale-alimentação, calculado segundo o Dieese; e o pagamento dos salários dos professores de acordo com o piso salarial previsto nacionalmente. Segundo os servidores, a Prefeitura de Belém não reajusta os valores há quatro anos.

PARAGOMINAS

Em Paragominas a situação dos médicos é preocupante. A categoria tem sido prejudicada com os consecutivos atrasos de pagamentos, principalmente aqueles que prestam serviços às Organizações Sociais. Mas, para o alívio da população, o Hospital Municipal que passou quase um ano sem realizar cirurgias eletivas, volta aos poucos a realizar os atendimentos.

SANTA CASA

Contrariando a exigência que a gestão da Santa Casa fazia à Coopanest de não admitir a contratação de médicos residentes como plantonistas, tão pouco auxiliares de anestesia e técnicos de enfermagem, a atual equipe de anestesistas do Hospital é formada também por residentes, ou seja, médicos ainda em formação. Tendo em vista o teor das denúncias recebidas pelo Sindmepa, a gestão dispensou levianamente médicos qualificados com anos de profissão e serviços prestados à população por profissionais sem a devida qualificação. Lamentável.

IASEP

Em função de glosas absurdas, sem que haja a devida correção do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará, para possibilitar o repasse dos honorários aos médicos, ocasionando assim atrasos de pagamentos que remontam a setembro de 2023, os anestesiologistas começam a organizar um movimento de paralisação. Os profissionais que atendem os usuários de IASEP devem paralisar as atividades no dia 16 de abril. A irresponsabilidade dos gestores públicos mais uma vez prejudicará uma infinidade de servidores públicos do estado e suas famílias.

SBPC

O vice-presidente do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, Hugo de Oliveira irá coordenar uma mesa-redonda na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será em Belém em julho. Entre os palestrantes convidados estão os representantes dos sindicatos médicos do Ceará e Paraná, Edmar Fernandes de Araújo Filho e Cláudia Paola Carrasco Aguilar, respectivamente. A 76ª do evento tem como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A programação oficial será divulgada em maio.

EXPRESSO

Já está no ar o segundo Expresso Sindmepa com o médico psiquiatra, Mário Machado. No novo episódio, o diretor Wilson Machado conversa com o membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria sobre a ansiedade patológica. Assista a esse e outros episódios no canal oficial do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL

Em abril, o Cineclube Sindmepa homenageia o grande cineasta Alfred Hitchcock. A sessão desta terça-feira (02), exibe o longa “Suspeita”, às 19h. Na trama uma moça rica e tímida se apaixona por um playboy, mas grandes reviravoltas a esperam. Já a Quarta Musical recebe o duo “Dois na Esquina”, às 20h. Composto pelo clarinetista Gabriel Becker e o violonista Pedro Miranda, o duo apresentará clássicos atemporais do cancioneiro popular brasileiro. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro com entrada franca.

Cirurgiões do HPSM da 14 de Março denunciam redução de escala

Mudança terá impacto direto sobre o atendimento à população Em ofício enviado à Prefeitura de Belém, nesta quinta-feira (18), o Sindicato dos Médicos do Pará solicitou reunião com secretário municipal

Palavra de Médico – Presbiopia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Dentre as diversas doenças que afetam a saúde dos olhos, está a presbiopia. A