sáb

abr 20, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

abr 20, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 01.04.2024

APOIO

O Sindicato dos Médicos do Pará manifesta apoio às paralisações que vem sendo realizadas por profissionais que prestam serviços para a Prefeitura de Belém, na luta por remuneração digna. Os servidores reivindicam o pagamento do salário mínimo, na data do vencimento base; reajuste do vale-alimentação, calculado segundo o Dieese; e o pagamento dos salários dos professores de acordo com o piso salarial previsto nacionalmente. Segundo os servidores, a Prefeitura de Belém não reajusta os valores há quatro anos.

PARAGOMINAS

Em Paragominas a situação dos médicos é preocupante. A categoria tem sido prejudicada com os consecutivos atrasos de pagamentos, principalmente aqueles que prestam serviços às Organizações Sociais. Mas, para o alívio da população, o Hospital Municipal que passou quase um ano sem realizar cirurgias eletivas, volta aos poucos a realizar os atendimentos.

SANTA CASA

Contrariando a exigência que a gestão da Santa Casa fazia à Coopanest de não admitir a contratação de médicos residentes como plantonistas, tão pouco auxiliares de anestesia e técnicos de enfermagem, a atual equipe de anestesistas do Hospital é formada também por residentes, ou seja, médicos ainda em formação. Tendo em vista o teor das denúncias recebidas pelo Sindmepa, a gestão dispensou levianamente médicos qualificados com anos de profissão e serviços prestados à população por profissionais sem a devida qualificação. Lamentável.

IASEP

Em função de glosas absurdas, sem que haja a devida correção do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará, para possibilitar o repasse dos honorários aos médicos, ocasionando assim atrasos de pagamentos que remontam a setembro de 2023, os anestesiologistas começam a organizar um movimento de paralisação. Os profissionais que atendem os usuários de IASEP devem paralisar as atividades no dia 16 de abril. A irresponsabilidade dos gestores públicos mais uma vez prejudicará uma infinidade de servidores públicos do estado e suas famílias.

SBPC

O vice-presidente do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, Hugo de Oliveira irá coordenar uma mesa-redonda na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será em Belém em julho. Entre os palestrantes convidados estão os representantes dos sindicatos médicos do Ceará e Paraná, Edmar Fernandes de Araújo Filho e Cláudia Paola Carrasco Aguilar, respectivamente. A 76ª do evento tem como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A programação oficial será divulgada em maio.

EXPRESSO

Já está no ar o segundo Expresso Sindmepa com o médico psiquiatra, Mário Machado. No novo episódio, o diretor Wilson Machado conversa com o membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria sobre a ansiedade patológica. Assista a esse e outros episódios no canal oficial do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL

Em abril, o Cineclube Sindmepa homenageia o grande cineasta Alfred Hitchcock. A sessão desta terça-feira (02), exibe o longa “Suspeita”, às 19h. Na trama uma moça rica e tímida se apaixona por um playboy, mas grandes reviravoltas a esperam. Já a Quarta Musical recebe o duo “Dois na Esquina”, às 20h. Composto pelo clarinetista Gabriel Becker e o violonista Pedro Miranda, o duo apresentará clássicos atemporais do cancioneiro popular brasileiro. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro com entrada franca.

Veja mais
Cirurgiões do HPSM da 14 de Março denunciam redução de escala

Cirurgiões do HPSM da 14 de Março denunciam redução de escala

Mudança terá impacto direto sobre o atendimento à população Em ofício enviado à Prefeitura de Belém, nesta quinta-feira (18), o Sindicato dos Médicos do Pará solicitou reunião com secretário municipal

Palavra de Médico – Presbiopia

Palavra de Médico – Presbiopia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Dentre as diversas doenças que afetam a saúde dos olhos, está a presbiopia. A

Romulo Assunção traz show instrumental à Quarta Musical

Romulo Assunção traz show instrumental à Quarta Musical

Com repertório dedicado à compositores brasileiros, a Quarta Musical do Sindmepa recebe está semana o músico Romulo Assunção. A apresentação reunirá obras de Villa Lobos, Paulo Nogueira, Sebastião Tapajos, e