Sindmepa Informa – 08.04.2024

SANTA CASA

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará continua desrespeitando os médicos anestesistas. O hospital publicou edital de licitação para contratação de empresa especializada em anestesiologia antes de comunicar o desligamento repentino da Cooperativa dos Anestesiologistas no Estado do Pará (COOPANEST-PA). Porém, no processo de desligamento, a cooperativa foi proibida de participar do certame.

DESDOBRAMENTOS

Insatisfeita com a proibição de concorrer ao certame, a COOPANEST ingressou com ação na Justiça buscando reverter a proibição e o Judiciário reconheceu o direito da Cooperativa participar da licitação, que aconteceria dia 4 de abril, em razão das ilegalidades apontadas no processo de desligamento. No entanto, após a decisão, a Santa Casa suspendeu a licitação por tempo indeterminado. Que fique claro que o SINDMEPA adotará medidas em defesa dos médicos associados que foram prejudicados pelas arbitrariedades apontadas.

SANTARÉM

Depois de realizar uma vistoria no Hospital Materno Infantil de Santarém, o Ministério Público Federal foi a justiça solicitar que a Prefeitura de Santarém apresente o cronograma detalhado e atualizado da construção do Hospital. O contrato para a construção do Hospital, orçado no valor de R$ 23,3 milhões, foi assinado entre a Prefeitura de Santarém e o Ministério de Saúde, por meio da Caixa Econômica Federal, em 2011, prevendo a conclusão para 2014. Em 2022, a obra já havia consumido R$ 40,7 milhões em recursos públicos e segue inacabada.

PROBLEMAS

Em Marabá a população também está enfrentando problemas no atendimento de saúde, especialmente pediátrico. O assunto inclusive já foi alvo de ação pelo Ministério Público do Estado do Pará, que cobrou melhorias no serviço bem como a construção de um novo hospital destinado a bebês e crianças do município. Na última quarta-feira (3), médicos cirurgiões do Hospital Municipal e Materno Infantil foram ouvidos pelo Conselho Municipal de Saúde sobre a defasagem dos salário, que não tem reajuste há anos.

EXPRESSO

Já está disponível no canal do Sindmepa no Youtube o novo episódio do Expresso Sindmepa. O diretor Wilson Machado e o médico psiquiatra Mário Machado conversam sobre as causas da ansiedade patológica. Prepare o seu cafezinho e assista agora mesmo o bate-papo no YouTube.

AGENDA CULTURAL

Seguindo as homenagens ao cineasta Alfred Hitchcock, o Cineclube Sindmepa desta terça-feira (9) exibe o clássico “A Sombra de uma Dúvida”, às 19h. No longa Charlie Oackley (Joseph Cotten) é um serial killer de viúvas. Para fugir do seu último assassinato ele vai morar com a irmã, mas isso não o impede de levantar suspeitas. Já a Quarta Musical recebe a cantora Malu Guedelha, às 20h. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca. Não perca!