Sindmepa Informa – 22.04.2024

LIVE
O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM-PA) estão unidos na defesa do médico Eyran Joshua Sobrinho de Sousa, preso arbitrariamente no dia 10 de abril, em Terra Santa (PA). Na última sexta-feira (19), as entidades realizaram uma transmissão ao vivo no Instagram para falar sobre o caso e esclarecer os fatos à categoria médica e à sociedade.

REPRESENTAÇÃO
Durante a transmissão, o Sindmepa esteve representado pelos diretores Waldir Cardoso e Emanuel Resque, além do assessor jurídico Yúdice Andrade. A presidente do CRM-PA Tereza Cristina Azevedo e a assessora jurídica, Marina Kaled Moreira também participaram da live. Na oportunidade, os representantes responderam aos principais questionamentos enviados pela categoria médica e ao fim da transmissão reforçaram que não aceitarão que médicos sejam prejudicados por exercerem a profissão dentro dos limites da lei.

DEFESA
Na última semana, a defesa do médico Eyran Joshua Sobrinho de Sousa, denunciou o delegado da Polícia Civil Wesley Vicente Cordeiro, junto à Corregedoria da Polícia Civil. Os advogados do médico protocolaram uma representação pedindo apuração na conduta do titular da delegacia de Terra Santa. Foi protocolado também um pedido de desagravo junto ao Conselho Regional de Medicina e, brevemente, será protocolada uma ação de indenização contra o Estado do Pará pelos danos causados ao médico.

HPSM
O Sindmepa solicitou, na última quinta-feira (18), reunião com secretário municipal de saúde Pedro Ribeiro Anaisse, e o diretor geral do Pronto Socorro Mario Pinotti, Wellington Munhoz, para resolver a situação dos plantonistas do hospital que sofreu redução de cirurgiões; encerramento da escala de sobreaviso, definição de um novo fluxo de atendimento e realização de cirurgias pelo médico de porta (que presta o primeiro atendimento). O Sindicato também já comunicou a denúncia ao Ministério Público e pediu acompanhamento do caso.

SANTARÉM
O juiz titular da Vara de Fazenda Pública e Execução Fiscal de Santarém, Claytoney Ferreira Passos, acolheu pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e concedeu liminar que prevê o afastamento do prefeito Nélio Aguiar no prazo de 60 dias após notificação da Prefeitura, caso não sejam executadas as obras necessárias e adotadas medidas para o pleno funcionamento do Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém. Há meses o Sindmepa vem cobrando a entrega do PSM de Santarém para garantir à população melhores condições e acesso à saúde. Esperamos que a medida traga benefícios para a população.

EXPRESSO
Vale a pena assistir mais uma vez o bate-papo sobre “Fraudes nas cooperativas e vínculos de trabalho na medicina”. Neste episódio, o diretor Wilson Machado conversa com o advogado Yúdice Andrade, professor de Direito Penal e Criminologia, e assessor jurídico do Sindmepa. Assista agora mesmo a esse e outros episódios do Expresso Sindmepa no canal oficial do Sindicato no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (23), o clássico “Um corpo que cai”, dirigido por Alfred Hitchcock, às 19h. No longa, um detetive aposentado acaba conhecendo uma mulher que pode lhe ajudar a superar seu medo de altura. Já a Quarta Musical celebra o Dia Nacional do Choro com show do grupo O Mercado do Choro, às 20h. Formado por Tiago Amaral, Carla Cabral, Diego Santos e Gabriel Ventura, o grupo celebrará a data com canções marcantes. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro com entrada franca.