Sindmepa Informa – 29.04.2024

ASSEMBLEIA

A Federação Médica Brasileira (FMB), convoca os médicos trabalhadores em Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (EBSERH) de todo o território nacional para participarem da Assembleia Geral Extraordinária online, que será realizada hoje (29). A primeira convocação será às 19h30, e a segunda convocação, às 20h. Estarão em pauta as cláusulas econômicas e sociais do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. Para participar, os médicos devem preencher o formulário disponível em: https://bit.ly/3JtM39A

DENÚNCIA

O Sindmepa recebeu denúncias acerca das mudanças no esquema de serviço de regulação médica do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. Segundo relatos, a direção do hospital decidiu cortar a regulação médica noturna do esquema de 12 horas, visando corte de gastos. A decisão acarreta imenso prejuízo para outros serviços de emergência da cidade, bem como para os municípios pactuados com o hospital, que dependem dos serviços de emergência para dar seguimento à transferência de pacientes graves.

SOBRECARGA

A decisão prejudica tanto os médicos internos do hospital quanto de outros serviços de pronto atendimento, como as UPAS e o PSM Humberto Maradei, que não terão como prestar assistência aos pacientes críticos e prosseguir o fluxo do serviço durante este período. A mudança também prejudica a regulação direta de leitos com o SAMU, que depende de confirmação do médico regulador para transferir pacientes graves para os setores críticos do hospital.

ASPIRANTES

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa deu as boas-vindas a 15 novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia online, realizada na última sexta-feira (19). A cerimônia possibilita aos novos sócios conhecer o projeto e as ações realizadas pelo Sindicato ao longo dos anos. Além disso, agora os acadêmicos têm acesso a carteirinha de identificação do projeto e podem usufruir dos benefícios em ser associado ao Sindmepa. Sejam bem-vindos!

EXPRESSO

Muitas questões sobre o exercício da medicina ainda geram dúvidas aos profissionais e à população, por isso, vale a pena assistir mais uma vez o episódio do Expresso Sindmepa “Médico pode processar paciente? Abandonar plantão?”. No episódio, o diretor Wilson Machado e o assessor jurídico, Yúdice Andrade esclarecem várias dúvidas sobre direito médico. Assista agora mesmo no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa encerra o mês de homenagens ao cineasta Alfred Hitchcock com a exibição de “O Locatário”. O longa silencioso terá o acompanhamento musical de Paulo José Campos de Melo, trazendo ainda mais emoção à sessão especial. A exibição tem início às 19h, no Cineteatro do Sindmepa com entrada franca. Já a Quarta Musical faz uma pausa, devido ao feriado de 1° de maio, mas retorna na próxima semana. Não perca!