qua

qua

maio 22, 2024

Sociedades de Pediatria capacitam parteiras tradicionais em Manaus

A Conselheira Fiscal do Sindmepa e Coordenadora Estadual do programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, na filiada do Pará – SOPAPE, Vilma Hutim de Souza, representou o Pará no Treinamento para Parteiras Tradicionais, realizado em Manaus, nos dias 8 e 9 de abril. A capacitação foi realizada pelo Programa de Reanimação Neonatal da SBP e Sociedade Amazonense de Pediatria em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O treinamento teve o objetivo de levar atualizações e boas práticas para as parteiras do estado e região.

O evento também proporcionou a recertifcação de instrutores na Reanimação Neonatal e abordou as atualizações das práticas de saúde, de forma a garantir mais segurança aos profissionais e pacientes que estão nascendo em localidades ainda com assistência de parteiras, dando ênfase na educação para entender a necessidade de atenção à saúde e riscos para grávida e ao recém-nascido.

No segundo dia de evento, Vilma Hutim atuou como instrutora na capacitação das parteiras tradicionais dos municípios do Estado do Amazonas, em parceria com a Sociedade Amazônica de Pediatria.

“Me sinto contemplada hoje, porque há 10 anos eu fiz um curso para instrutora de parteira, mas devido à atualização do material eu não prossegui. Fica aqui a minha contemplação ao nosso grupo de coordenadores para dar prosseguimento ao trabalho no nosso estado. Muito obrigada pela oportunidade da Sociedade Amazônica de Pediatria e o grande apoio dos parceiros. Eu espero em breve fazer um grande evento também no estado do Pará, com apoio das nossas coordenadoras nacionais”, ressaltou Vilma Hutim.

Nota de Pesar – Cid Fialho dos Reis

O Sindicato dos Médicos do Pará lamenta informar o falecimento do médico Cid Fialho dos Reis, ocorrido nesta quarta-feira (22). Dr Cid atuava como médico em Monte Alegre/Santarém, e foi

Novo Acordo Coletivo de Trabalho da EBSERH já está em vigor

O Acordo Coletivo de Trabalho da EBSERH 2024/2026, firmado a nível nacional junto à Federação Médica Brasileira e outras entidades de classe, prevê reajuste de salários, auxílio alimentação, assistência odontológica,