FMB debate salário mínimo e residência médica, em Brasília

Dirigentes da FMB e de sindicatos de base cumpriram agenda de trabalho em Brasília. Tadeu Calheiros, Edmar Fernandes e Reginaldo Abdalla, respectivamente presidente, secretário de Comunicação e secretário de Finanças Adjunto, acompanhado de representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, estiveram reunidos com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin para debater pautas de interesse da categoria médica, na segunda-feira (06).

“Nessa conversa encaminhamos a discussão sobre o Decreto 11.999/2024, que trata sobre a Comissão Nacional de Residência Médica. Nosso pedido é de revisão do Decreto tendo em vista que ele não é paritário e isso pode afetar em cheio a Residência Médica”, destaca Tadeu Calheiros.

Na terça-feira (07), os dirigentes tivera uma reunião com o deputado federal Eduardo Velloso, relator do PL 765/2015, que versa sobre a atualização do salário mínimo de médicos e dentistas. “O deputado entendeu nosso pedido de agilizar o relatório e se comprometeu em realizar uma audiência pública para encaminhar o documento. Vamos convocar os médicos e todo o Brasil para esse momento que é muito importante para os médicos brasileiros”, aponta Edmar Fernandes.

Os dirigentes médicos estiveram também com André Longo, na AgSUS para tratar sobre o acordo coletivo de trabalho do programa Médicos pelo Brasil. No dia 16 de maio haverá uma audiência híbrida para encaminhar o caso.

Os representantes sindicais ainda participaram na de reunião da Frente Parlamentar da Medicina para discutir o Decreto n° 11.999/2024, que altera a composição da Comissão Nacional de Residência Médica, e a possibilidade da implementação do exame de proficiência médica como forma de melhorar a qualidade dos cursos de medicina.

A reunião foi o espaço para a elaboração de uma nova sugestão de texto para o decreto. Entre os pontos de alteração, estão todos os votantes na plenária serem médicos, o fim da câmara recursal e a manutenção das prerrogativas do secretário executivo da comissão.

Com informações de Portal FMB