dom

jun 16, 2024

dom

jun 16, 2024

Reunião FMB – Reativação do Sindicato do Amapá e evento de Acadêmicos no Pará na pauta

A 6ª reunião de diretoria da FMB de 2024, que teve a participação de presidentes e dirigentes dos sindicatos de base, teve uma pauta extensa e importante tendo em vista as atividades que estão sendo realizadas pela Entidade nas últimas semanas.O presidente Tadeu Calheiros destacou algumas agendas como o evento de filiação de sindicatos, realizado no Mato Grosso do Sul, com a confirmação da chegada dos Sindicatos do Distrito Federal e de Goiás.

Na sequência da pauta, o detalhamento do que envolve o Decreto11.999, que trata sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e que teve uma audiência com o vice-presidente Geraldo Alckimin. O pedido das entidades médicas nacionais é que o decreto seja revogado e que haja paridade de representatividade, o que não está contemplado nesse documento publicado em abril.

Sobre o acordo coletivo da Ebserh, foi comentado sobre a presença da FMB na mesa de negociação. Esse momento caracteriza uma fase importante da Entidade de ter um olhar cada vez mais diferenciado nas áreas de atuação dos médicos em todo o país.

O dirigente do Sindicato dos Médicos do Pará, Waldir Araújo Cardoso, falou sobre o evento acadêmico sindical que será realizado em Belém no final de junho. Nos próximos dias será divulgada a programação deste evento.

Também foi confirmado o retorno das atividades do Sindicato dos Médicos do Amapá, que é um dos sindicatos fundadores da FMB e o sobre VI Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras, que será realizado em junho, no Amazonas.

Em outros assuntos, os dirigentes médicos trataram sobre situações específicas que envolvem o trabalho médico e que serão tema de discussões internas da FMB com os sindicatos de base.

Fonte: Portal FMB