Sindmepa Informa – 13.05.2024

ELEIÇÕES

As eleições para escolher a gestão 2024-2027 da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Médicos do Pará agora poderão ser realizadas também virtualmente. Nos termos da nova Resolução, a votação online ocorrerá por meio do sistema Gestão na Mão, sem prejuízo à votação presencial, prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano. A votação eletrônica é uma forma eficaz de democratização da participação eleitoral.

FMB

Dirigentes da FMB e de sindicatos de base cumpriram agenda de trabalho em Brasília, juntamente ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin para debater pautas de interesse da categoria médica. Os representantes ainda tiveram uma reunião com o deputado federal Eduardo Velloso, relator do PL 765/2015, que versa sobre a atualização do salário mínimo de médicos e dentistas.

RESIDÊNCIA MÉDICA

A FMB participou, na última terça-feira (07) da reunião da Frente Parlamentar da Medicina para discutir o Decreto n° 11.999/2024, que altera a composição da Comissão Nacional de Residência Médica, e a possibilidade da implementação do exame de proficiência médica como forma de melhorar a qualidade dos cursos de medicina. Entre os pontos de alteração, estão o fim da câmara recursal, todos os votantes na plenária serem médicos e a manutenção das prerrogativas do secretário executivo da comissão.

N.A EM AÇÃO

O Núcleo Acadêmico realiza no próximo dia 18, a 2° edição do projeto N.A. em Ação, principal atividade de extensão anual do Sindmepa. O projeto será no bairro do Aurá, em parceria com a Associação de Recicladores e Recicladoras de Ananindeua, a partir das 8h da manhã. O evento conta com o apoio do Laboratórios Paulo Azevedo, Tatu Ambiental LTDA, Panificadora Magalhães, Arese Farma e RR seguros. Os diretores do Núcleo Acadêmico, juntamente com médicos e voluntários, estarão promovendo à população atendimentos médicos, e atividades de educação em saúde e de lazer para as crianças, além de atendimentos jurídicos.

PARCERIA

O Sindmepa firmou parceria com o escritório Rocha e Melém Advogados Associados para oferecer aos associados as melhores condições nos serviços do direito previdenciário. Entre os principais serviços ofertados pelo escritório estão aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria progressiva, aposentadoria por idade, aposentadoria especial, revisão de aposentadorias, planejamento previdenciário, benefício por incapacidade temporária e permanente e pensão por morte. Para mais informações: 91 984301750 ou 3116-7416.

EXPRESSO

O novo episódio do Expresso Sindmepa, lançado na última sexta-feira (10), segue o bate-papo entre o diretor Wilson Machado e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no Pará, Everson Costa. O novo episódio aborda o custo de vida no Pará. Assista a conversa agora mesmo no Youtube oficial do Sindmepa.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (14), o longa “A noite de São Lourenço”, dirigido por Paolo e Vitorio Taviani, às 19h. Em meio a boatos sobre um iminente ataque nazista, um grupo de moradores decide fugir em uma grande caravana pela sobrevivência. Já a Quarta Musical recebe o músico Sueldo Soares “Em Cantos”, às 20h. O show será dedicado às composições autorais e clássicos da MPB. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.