Sindmepa Informa – 20.05.2024

SESMA
O Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, uma solução para o problema dos plantões dos cirurgiões que atuam o Hospital de Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, o HPSM da 14 de Março, em reunião realizada no último dia 10. A equipe de plantonistas quer ajustes na escala de trabalho e sobreaviso e na regulação, com a definição de um fluxo de atendimento adequado para os profissionais e que responda às necessidades da população.

ENTENDIMENTO
Nesta segunda-feira (20), o secretário, sua equipe, o Sindmepa e os médicos do HPSM Mário Pinotti, terão uma reunião de trabalho para juntos construírem uma rotina de trabalho que permita o atendimento adequado, oferecendo mais eficiência técnica no tratamento dos pacientes. Serão construídos fluxos e escalas de plantões, com o número de profissionais necessários para atender o grande número de internações cirúrgicas do hospital. Mudanças definidas pela coordenação do hospital, suspensas por pressão da categoria, afetaram a rotina de trabalho, com prejuízos para os pacientes. Pedro Anaisse destacou que as alterações de escala e regulação que desagradaram aos cirurgiões foram revogadas para que os médicos sejam ouvidos.

SANTARÉM
O Tribunal de Justiça do Pará manteve a decisão do juiz Claytoney Ferreira, de Santarém, de afastar o prefeito Nélio Aguiar (UB), caso ele não cumpra em 60 dias sentença transitada em julgado (não cabe mais recurso) para melhorias na área de Saúde no município. A decisão de Claytoney Ferreira foi proferida no dia 14 de abril. O município de Santarém foi devidamente notificado cinco dias depois. O Sindmepa espera que o prefeito de Santarém cumpra a sentença judicial e implemente as melhorias no Hospital Municipal para atender as demandas de saúde da população.

EXPRESSO
Já está no ar o mais novo episódio do Expresso Sindmepa. Desta vez, o diretor do Sindmepa Wilson Machado e o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no Pará, Everson Costa conversam sobre “Os desafios econômicos da luta pelo piso salarial”. Assista agora mesmo o bate-papo no canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
Nesta terça-feira (21), o Cineclube Sindmepa em parceria com o Cine Liso realiza uma sessão de cinema especial, em celebração aos 25 anos de lançamento do filme “Star Wars I. A ameaça Fantasma”, dirigido por George Lucas. No longa, Obi-Wan e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. A sessão tem início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa. Já a Quarta Musical retorna à programação normal na próxima semana.