Belém recebe o I Congresso Acadêmico Sindical da FMB

O Sindicato dos Médicos do Pará será o anfitrião do I Congresso Acadêmico Sindical da Federação Médica Brasileira, que será realizado nos dias 28 e 29 de junho, em Belém. O evento contará com mesas redondas, bate-papos e oficinas para discutir especialidade médica, direito médico, bioética e residência médica. O Congresso também marca o lançamento da 6ª Conferência Internacional dos Sindicatos Médicos, que será realizada em Fortaleza.

O Estado do Pará foi o primeiro a contar com um Núcleo Acadêmico para permitir a associação de estudantes de Medicina ao Sindicato da categoria, com os mesmos benefícios ofertados aos médicos, por meio do projeto Acadêmico Aspirante. Hoje o Núcleo Acadêmico representa uma diretoria formada por estudantes que atua aliada à Diretoria Colegiada do Sindmepa para defender os futuros médicos e o ensino de qualidade em todo o Estado.

Mariana Quaresma, atual diretora geral do Núcleo, conta que o Congresso Acadêmico Sindical é fruto do sucesso do Simpósio Acadêmico Aspirante, realizado anualmente pelo Sindmepa. A iniciativa recebeu o apoio da Federação Médica Brasileira e irá mobilizar lideranças acadêmicas sindicais em todo o país.

“Somos a juventude sindicalista do meio médico e precisamos nos unir para definir os próximos passos da luta sindical. Esse é um evento não para o passado, nem para o presente, mas sim para o futuro. Os debates, a programação, enfim: tudo será voltado para construir esse futuro sindical na medicina com a juventude”, ressalta a diretora.