Diretores do Núcleo Acadêmico do Sindmepa participaram do evento “Fluxo Solidário”, realizado pela Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil – IFMSA Brazil, na última sexta-feira, 15, na sede do Sindmepa. O Fluxo Solidário contou com palestra das médicas, Rayssa Miranda e Luana Barros e da advogada Lorena Meirelles, para elucidar um tema importante e ainda pouco debatido na sociedade, a pobreza menstrual. Ana Paula Xerfan e Luca Dalferth participaram do evento representando o NA.
“A IFMSA Brazil Ufpa é uma organização de estudantes de medicina que busca a difusão e o intercâmbio de ideias e conhecimentos na área médica e na promoção de saúde. Nesse caso, a instituição organizou um evento importantíssimo sobre “pobreza menstrual” com excelentes palestrantes para abordar um assunto de suma importância para a saúde pública”, ressalta Ana Paula Xerfan.
Sabe-se que a pobreza menstrual é uma realidade em nosso país e para os organizadores do evento é fundamental que os alunos de medicina conheçam e dominem o assunto para atuar da melhor maneira possível, reconhecendo riscos, causas, impactos e demandas relacionados a esse problema de saúde pública. O evento Fluxo Solidário ainda arrecadou absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social e contou com a participação do projeto Mulheres por elas – Belém.
“A realização do evento sobre essa temática partiu da necessidade de se colocar a pobreza menstrual em pauta, principalmente em meio aos estudantes de medicina, que atendem e atenderão a públicos afetados por esse fenômeno, algo que é muito comum na sociedade brasileira atual e que é um problema de saúde pública preocupante, precisando de debate e discussão. E a doação de absorventes também foi uma necessidade que nos levou a abordar essa temática, com a ideia de procurar amenizar esse problema em algum nível”, frisa a coordenadora do evento da IFMSA, Maria Eduarda Barbosa.
O Sindmepa incentiva os eventos de ligas acadêmicas, pois entende que existem temáticas fundamentais a serem tratadas pelos estudantes e está sempre de portas abertas para recebê-los. “É muito interessante que a gente possa ter espaço para atividades dentro do Sindmepa justamente por temos contato com esse sindicato, porque desde o período acadêmico ele possui participação nas atividades dos estudantes, além de conhecermos as vantagens da associação ao Sindicato, que podemos realizar como acadêmicos, e o fornecimento de um ambiente em que haja discussões e eventos de qualidade e organizados”, acrescenta Maria Eduarda.
Durante o evento, os diretores do Núcleo Acadêmico, Ana Paula Xerfan e Luca Delfarth apresentaram o Sindmepa aos presentes, bem como o trabalho desenvolvido pelo NA, o projeto Acadêmico Aspirante e o I Simpósio Acadêmico Aspirante que será realizado nesta sexta-feira, 22.