Afiliado a:

Belém recebe Semana de Conscientização sobre Acidente Vascular Cerebral

Entre os dias 26 de outubro e 1 de novembro, acontece, em Belém, a Semana de Conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral, considerada a segunda maior causa de morte e de incapacidade em todo o mundo –mais do que câncer, guerras, acidentes de trânsito.

Treinamentos e jornada de atualização destinada a profissionais da saúde, além de ações de prevenção ao AVC dirigidas a população em geral fazem parte da programação do evento.

“Nosso principal foco é mostrar três pontos sobre AVC à população: como reconhecer, o que fazer e como prevenir. É em torno destas questões que nossas ações serão realizadas”, afirma Bruno Lopes, coordenador da Semana de Conscientização do Acidente Vascular Cerebral, em Belém.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, anualmente, cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil sofrem com doenças cardiovasculares e 300 mil morrem em decorrência delas. A cada dia 820 pessoas morrem com sintomas de AVC, por isso, a melhor solução para evitar problemas cardíacos é a prevenção.

Veja a programação:

– Dias 26/10 a 30/10: Treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Programa Saúde da Família em várias comunidades de Belém, feita pelos alunos da Liga de Neurologia e Neurocirurgia do Pará (LANNEP);

– Dias 27/10 e 28/10: Jornada de Atualização sobre AVC do Hospital da Aeronáutica (HABE), coordenada pelo Dr. Fernando Paschoal, realizada no auditório do HABE . Entrada franca. (Confira a programação: Programação Jornada AVC HABE) ;

– Dia 01/11: Grande Ação de Combate ao AVC – Local: Praça da República, de 8:00 às 12:00h, onde serão fornecidas informações à população sobre como reconhecer um AVC e sobre como prevenir esta doença, além da realização de medição de glicemia capilar, pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal e dos fatores de risco para AVC.

avc

Deixar um comentário