seg

mar 18, 2024

seg

mar 18, 2024

Câmara de Canaã adia votação de projeto que prejudica médicos

O Sindmepa parabeniza os diversos vereadores de Canaã dos Carajás, que em reunião ordinária no último dia 24 decidiram não aprovar o projeto do Executivo Municipal, que prevê a redução dos vencimentos do plantão médico, sem uma ampla discussão com a categoria e análise do orçamento do Município.

O projeto de Lei, foi encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal, sem uma prévia discussão com a categoria médica, o que gerou de pronto uma enorme insatisfação entre os profissionais, que já vivem sob precárias condições de trabalho.

A vereadora Vania Lucia Alves Mascarenhas da Silva, da Comissão de Finanças e Orçamento, cobrou que seja repassado o impacto financeiro do projeto que justifique os cortes nos plantões médicos. Sugeriu que antes de implementar uma medida que vai gerar danos à população, que o Executivo avalie outras formas de redução de custos como cortes em cargos comissionados nas diversas secretarias. Deixou clara sua posição em defesa de cada servidor e da população que não têm culpa da má gestão dos recursos públicos.

Maria Pereira Lima de Sousa, da Comissão de Justiça e Redação, disse que espera que o Executivo chame a categoria para uma discussão, pois o papel da Comissão é aprovar leis em benefício da população e dos servidores e não aumentar os problemas. Disse que irá defender a categoria, pois está a favor do povo e que “o Município não pode fazer dívida para o povo pagar com a própria vida”.

“Esse é o verdadeiro exemplo de trabalho em defesa da população, pois redução de vencimentos só repercute em precarização dos serviços ofertados à população”, afirmou a médica Verônica Costa, diretora do Sindmepa.

O Presidente da Câmara, Zilmar Costa Aguiar Junior, assumiu o compromisso diante da sociedade e a categoria médica de que não aceitará discussão ou votação do projeto sem que haja acordo firmado em ata com a categoria médica. Também pediu ao Executivo que se faça justiça e que, caso haja novas propostas de cortes de vencimentos, que sejam feitas para todas as Secretarias, de maneira uniforme, e com as devidas justificativas apresentadas à sociedade anteriormente.